CASA NO BAIRRO DA ENCARNAÇÃO, LISBOA (2010)
Um Bairro à escala humana...Originalmente de habitação económica, o Bairro caracteriza-se pela:
A ampliação de uma pequena moradia...O projecto triplicou a área de construção inicial. Os 2 pisos originais foram ampliados e criámos uma cave (com iluminação natural) para estúdio de trabalho dos nossos clientes.
Garantindo a continuidade da tipologia - moradia geminada, adicionámos um corpo ligeiramente recuado que, por não se fundir com a preexistência, não a disforma nem desvirtua (mas acrescenta). A cércea e o alinhamento dos pisos, peitos e vergas dos vãos foram rigorosamente mantidos. Funcional e simples...Reservando o piso térreo para as áreas sociais e de serviço: sala de estar, de refeições, cozinha e dependências de apoio; e o piso superior para os quartos e instalações sanitárias.
A escada, integrada no espaço de sala, com iluminação zenital (através de uma clarabóia de telhado), com o seu duplo pé-direito, contribui para a definição espacial da própria sala. A cozinha abre-se sobre esta, através de um balcão (encerrável através de um jogo de painéis de correr em madeira). A presença do jardim no interior...Através de vãos de sacada envidraçados, o piso térreo tem uma relação privilegiada com o pequeno jardim, onde é possível estacionar 2 carros - minimizando um grave problema do Bairro.
|
|