REABILITAÇÃO DA SALA DE LEITURA BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL (2020/2021), Campo Grande, Lisboa
Monumento de Interesse PublicoDe autoria do Arqº Porfírio Pardal Monteiro, o edifício foi construído entre 1956 e 1969. A arquitectura de interiores da Sala de Leitura Geral e dependências - principal e mais emblemática área publica da BNP é da autoria de Daciano da Costa e mantem as características originais, incluindo todo o mobiliário.
A Área de IntervençãoCom a área de 1 280m2, para além da Sala de Leitura Geral, a Área de Intervenção abrange: áreas adjacentes (Sala de Descanso, Sala de Distribuição, Sala de Leitura de Microfilmes, Gabinetes de Investigação, IS).
O Programa de ProjectoNo essencial, o Programa da Intervenção é o restauro geral dos elementos construtivos, desgastados ou danificados pelo uso intenso ao longo de mais de 50 anos ou acção de agentes como sejam humidades e infiltrações.
Foram também estudadas soluções que visam a eficiência energética, o conforto térmico e acústico dos utentes. Pontualmente, o Projecto propõe pequenas adaptações funcionais ou mesmo a correcção de intervenções anteriores de critérios questionáveis e reposição de elementos e imagem originais. LNEC - Patologias e SoluçõesDada a grande presença de elementos em engradado de madeira e contraplacados folheados, o atelier recorreu a especialistas em madeira do LNEC, que monitorizaram as condições ambientais do interior da Sala de Leitura, na expectativa de prever eventuais impactos nos elementos em madeira.
O Compromisso das SoluçõesA incontornável substituição do revestimento em borracha do pavimento e rodapés, juntamente com a substituição da caixilharia das imponentes janelas da Sala de leitura, constituíram os maiores desafios do projecto.
Foram desenvolvidas inúmeras consultas ao mercado, estudadas alternativas e encontradas soluções. O Mobiliário e Decoração interiorNa Sala de Leitura, a par do verde intenso do pavimento e da nobreza do mobiliário (madeira e couro azul e vermelho sangue de boi), o dourado das madeiras é a cor dominante do interior, cuja imagem se pretende recuperar sem alterações de tom ou brilho. Assim, em coordenação com o LNEC e o Atelier ENCAIXE, foram encontradas soluções de limpeza, hidratação e acabamento, adequadas aos elementos
|
|